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6 motivos para fazer refeições fracionadas

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6 motivos para fazer refeições fracionadas


Comer de três em três horas traz diversos benefícios ao organismo. Entenda melhor!

Responda rapidamente: quantas vezes você come por dia? Se sua resposta foi um número igual ou inferior a três, você deve ficar atento. O hábito de realizar pequenos lanches entre as refeições principais, ou seja, alimentar-se a cada três horas, pode fazer muito bem ao seu organismo. O ideal é comer pouco e várias vezes ao longo do dia. Isso mesmo! Ainda tem dúvidas? Então descubra abaixo por que você deve adotar as refeições fracionadas no seu dia a dia.

Tomar lanches entre as refeições é bom porque:

1- Pode ajudar a emagrecer: Um dos motivos é que comer de três em três horas acelera o metabolismo, pois a cada vez que você ingere alimentos, seu organismo queima calorias na tarefa da digestão. Por outro lado, quando se fica sem comer por muito tempo, o corpo aprende a economizar calorias. Funciona da seguinte maneira: o organismo, habituado a poucas refeições por dia, acostuma-se a acumular energia para os momentos de fome. Dessa forma, em períodos prolongados de jejum, o corpo "guarda” gordura extra para possíveis situações de escassez.

2- Permite comer de forma equilibrada e reduzir as porções. Quem se alimenta de forma saudável, em períodos curtos, acaba tendo uma sensação maior de saciedade. Assim, chega às refeições principais com menos fome e consegue se controlar diante daquele prato suculento. Tendo menos fome, a pessoa mastiga com mais calma e mais vezes, saboreia a comida, e a digestão se torna mais fácil.

3- Faz bem à saúde. Desconfortos como dor de estômago, desânimo e mau hálito podem ser consequências de períodos longos de jejum.

4- Aumenta a qualidade nutricional da alimentação. Os lanchinhos são uma excelente oportunidade para ingerir determinados alimentos nutritivos e essenciais para uma alimentação equilibrada, mas que não costumam fazer parte das refeições principais, como iogurtes, castanhas, frutas frescas e secas. Mas faça escolhas saudáveis e evite guloseimas com  grande quantidade de gordura!

5- Melhora o humor e o ânimo: Quem adota a alimentação fracionada se sente bem durante todo o dia. Já quem permanece em jejum prolongado sofre com a dificuldade de concentração e aprendizagem e ainda fica de mau humor. Tudo isso porque baixas taxas de nutrientes no sangue, além de limitarem o fornecimento de glicose para o cérebro, diminuem também a liberação de serotonina, um neurotransmissor essencial na regulação do humor.

6- Aumenta a disposição: O jejum prolongado favorece a ocorrência de hipoglicemia (falta de açúcar no sangue). Por isso, é normal sentir fraqueza, tontura e mal-estar em um período longo entre as refeições.



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