Drauzio
explica

Mas espera aí, o que é o sódio? Ele faz mal mesmo? Influencia no sabor?

Para isso, convidamos quem mais entende de saúde. O Dr. Drauzio Varella irá revelar os mitos e verdades sobre o sódio

  • Em quais alimentos encontro sódio?

    Ele está naturalmente presente em carnes, leite, queijos e ovos. No entanto, a maior fonte alimentar de sódio é o sal de cozinha, chamado de cloreto de sódio, o qual é composto por 40% desse mineral.

  • E na mesa do brasileiro?

    Na nossa mesa, 71% do sódio consumido vem do sal de cozinha, seguido dos alimentos industrializados (14%), do pão francês (6%), dos alimentos frescos (5%) e dos alimentos minimamente processados, como farinhas (4%).

  • Quanto de sódio por dia?

    A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 2.000mg de sódio por dia, o equivalente a 5 gramas ou uma colher de chá de sal. A alimentação atual é caracterizada por um alto consumo de sódio em todo o mundo.

  • Mas e no Brasil?

    Os brasileiros consomem, em média, 4,5 gramas de sódio por dia, quantidade que representa, aproximadamente, 12 gramas de sal, mais que o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

  • Para que serve o sódio?

    Ele é essencial para a manutenção dos líquidos do corpo. A quantidade de sódio no corpo deve estar em equilíbrio com o volume de água – se a quantidade dele estiver baixa, a água será excretada pela urina, no entanto, se estiver em excesso, a água será retida com o objetivo de dilui-lo.

  • Qual a sua relação com a pressão arterial?

    O sódio auxilia no controle da pressão arterial, que é a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias e veias. Por isso é essencial consumir a quantidade de sódio recomendada para que a pressão arterial seja mantida em bons níveis.

  • O sódio tem algum outro papel?

    Ele também é fundamental para a absorção de alguns nutrientes. É o caso da glicose (a menor parte dos carboidratos) e dos aminoácidos (as menores partes das proteínas). Eles precisam de energia para serem transportados para dentro das células do corpo e é nesse processo que o sódio participa.

  • Como equilibrar sódio e potássio?

    A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo diário de 3,5 gramas de potássio. Ele pode ser consumidor através de diversos grupos de alimentos, com destaque para peixes, como a merluza e o salmão, sementes, como a linhaça, feijões, frutas, como banana e avocado, verduras e legumes, como beterraba e couve, e lácteos.

  • Por que o sal
    é tão usado
    na culinária?

    O sal tem a capacidade de realçar os variados sabores dos alimentos, além de auxiliar na sua conservação. Por isso diversos aditivos com sódio em sua composição são usados para melhorar as características sensoriais e prolongar a vida de prateleira dos produtos alimentares.

  • MITOS E VERDADES
    SOBRE O SÓDIO

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Árabe na gávea

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Hamburguer no humaitá

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Esgotado

Comida brasileira na babilônia

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Esgotado

Italiano na barra

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Esgotado

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O assunto na mesa

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  • Vamos comer melhor com Anitta

  • Vamos comer melhor com Giba

  • Vamos comer melhor com Marcio

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