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Você pratica esportes?

Nunca é tarde para começar: conheça as modalidades indicadas para quem quer se dedicar mais à saúde.

"Você está muito velho para isso!". Quem tem 30 anos ou mais sabe muito bem como essa frase incomoda. Talvez por isso seja tão comum as pessoas nessa faixa etária buscarem no esporte um novo estilo de vida, já que as atividades físicas, além de  prazerosas, estimulam a vontade de superar os limites do corpo, de forma muito saudável. Mas, quais são as modalidades mais indicadas para se dedicar? Veja algumas opções que trazem, além dos benefícios para saúde, ótimos desafios que aumentam a performance e a sensação de bem-estar!

 

Seja em esportes de alta performance ou em atividades mais voltadas ao lazer, como caminhadas e corridas no parque, qualquer atividade física é importante para a saúde. Quando levamos uma rotina esportiva ativa nosso corpo funciona melhor, a mente relaxa, e a autoestima aumenta conforme a evolução das práticas. O professor de educação física, Eduardo Alayam, ressalta a importância dos esportes na vida dos "trintões": "A importância é imensa, tanto para a qualidade de vida, como para a saúde e o bom desenvolvimento do organismo, que começa a sofrer alterações com a idade. Depois dos 30 anos, por exemplo, acontece uma perda natural de massa muscular, os ligamentos ficam mais fracos e o metabolismo também fica mais lento. Por isso é tão importante manter o corpo ativo", destaca o profissional. Mas tudo na vida requer equilíbrio. Para iniciar qualquer esporte é preciso reconhecer que ninguém nasce sabendo e tem limitações a vencer. Outro fator importante é procurar um profissional da área para orientar corretamente a execução de cada atividade. Além disso, antes da prática, é necessário um check up médico completo, para avaliar se podemos ou não sofrer sobrecargas físicas. 

Vôlei: Um dos esportes mais praticados no Brasil, é muito desafiador, pois as variações de jogadas e a rapidez de raciocínio devem combinar com a perfeição da execução dos movimentos. Exige muita explosão do corpo, tanto para pular na rede como para deslizar no chão atrás da bola. Seja nas quadras ou na praia, em dupla ou em grupo, a atividade também estimula a interação, o jogo em equipe, e a sociabilidade.

Natação: É considerado o esporte mais completo por conseguir trabalhar a maioria dos músculos. Além disso, é uma modalidade refrescante e relaxante pelo contato constante com a água. A prática também é muito relacionada para ajudar em problemas respiratórios.

Corrida: Correr todo mundo sabe e locais não faltam para isso. Você pode se exercitar na rua, no parque, na praia ou nas esteiras da academia. Em um processo natural, com tempo, você perceberá a maior intensidade de sua velocidade e o aumento das distâncias percorridas. Depois disso, que tal começar a participar de corridas coletivas, a partir dos 5km? Fica a dica! 

Tênis: Esporte que gera bastante movimentação do corpo, o tênis não é só bolinha para cá e para lá, como muitos pensam. Há uma série de táticas e maneiras de jogar, golpes e contragolpes que tornam a modalidade extremamente desafiadora. A evolução nesse esporte também não é difícil de acontecer. Partidas em duplas são excelentes para socializar e passar momentos prazerosos nos exercícios.

CrossFit: A nova modalidade é uma ótima alternativa para quem deseja um treino mais intenso. A prática aumenta a resistência, a coordenação motora, o equilíbrio, a flexibilidade e favorece a perda de peso. Antes de se dedicar ao Crossfit, é recomendado realizar uma atividade de baixo impacto para começar a desenvolver o condicionamento físico e melhorar a precisão do exercício. 

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