Congelados Dúvidas e Mitos

A praticidade e a conveniência dos produtos congelados são indiscutíveis. Mas ao dar uma voltinha pelo supermercado, é quase certo que você vai flagrar alguém com cara de dúvida diante de um freezer.

O REAL SABOR DOS CONGELADOS.

O REAL SABOR DOS CONGELADOS.

Será que, após congelados, os nutrientes e vitaminas dos alimentos se mantêm? Congelados tem sabor de comida fresca? Veja só o resultado de um estudo feito pelo Instituto Britânico Leatherhead Research, em parceria com a Universidade de Chester, na Inglaterra que revelou que, em 70% dos casos, as frutas e legumes congelados continham a mesma quantidade ou até mais vitaminas e antioxidantes (como betacaroteno, nutriente importante para os ossos, imunidade, pele e visão) do que os exemplares frescos e armazenados por 3 dias em geladeira. Tais benefícios explicam porque, segundo dados levantados pela consultoria Euromonitor, o consumo de congelados deve aumentar 85,4 % entre 2013 e 2019. Agora que você já sabe que os nutrientes são os mesmos do alimento fresco, vamos além. Abrimos nossa fábrica, nossa cozinha, para mostrar que o sabor também é feito de carinho e cuidado.

A EVOLUÇÃO DOS CONGELADOS

O tempo passou, o mundo mudou e os congelados também. Confira a evolução dos congelados ao longo dos últimos tempos.

Leia mais

O surgimento do mercado de congelados

Desde a pré-história, é sabido que os homens guardavam suas caças em meio ao gelo, como método de conservação do alimento. De lá pra cá, uma série de invenções tecnológicas e acontecimentos históricos - citados por Lauren Gust, em seu estudo Defrosting Dinner: the evolution of frozen meals in America ( Massachusetts Institute of Technology - MIT) -, contribuíram para que os alimentos congelados se desenvolvessem e se tornasse o segmento que mais cresce no mercado de alimentação (British Frozen Food Industry - A Food Vision). O nascimento do mercado de congelados modificou os hábitos alimentares em todo o mundo e, hoje, no Brasil, faz parte da dieta de 61% da dieta de 61% dos brasileiros, segundo demonstra

a pesquisa Consumer Watch Express Shopper, da Kantal Wordpanel.

Toda essa história começou em 1920, quando o norte-americano Clarence Birds Eye desenvolveu a tecnologia do congelamento rápido. Tecnologia que começou a se popularizar nos anos 40, quando os foram estimulados a substituírem os enlatados (que formavam a base da alimentação dos soldados) pelos congelados. Além disso, as mulheres passaram a trabalhar fora de casa e a incluírem comida congelada na dieta de suas famílias em busca de praticidade e conveniência. A partir de então, a evolução não parou.

Desde a pré-história, é sabido que os homens guardavam suas caças em meio ao gelo, como método de conservação do alimento. De lá pra cá, uma série de invenções tecnológicas e acontecimentos históricos - citados por Lauren Gust, em seu estudo Defrosting Dinner: the evolution of frozen

meals in America (Massachusetts Institute of Technology - MIT) -, contribuíram para que os alimentos congelados se desenvolvessem e se tornasse o segmento que mais cresce no mercado de alimentação (British Frozen Food Industry - A Food Vision).

O nascimento do mercado de congelados modificou os hábitos alimentares em todo o mundo e, hoje, no Brasil, faz parte da dieta de 61% da dieta de 61% dos brasileiros, segundo demonstra a pesquisa Consumer Watch Express Shopper, da Kantal Wordpanel.

Toda essa história começou em 1920, quando o norte-americano Clarence Birds Eye desenvolveu a tecnologia do congelamento rápido. Tecnologia que começou a se popularizar nos anos 40, quando os foram estimulados a substituírem os

enlatados (que formavam a base da alimentação dos soldados) pelos congelados. Além disso, as mulheres passaram a trabalhar fora de casa e a incluírem comida congelada na dieta de suas famílias em busca de praticidade e conveniência. A partir de então, a evolução não parou.

A EVOLUÇÃO DA COMIDA CONGELADA

  • 1920

  • 1940

  • 1950

  • 1960

  • 1970

  • 1980

  • 1990

  • Hoje

1920

O norte-americano Clarence Birds Eye desenvolve a tecnologia do congelamento rápido.

1940

Durante a 2ª Guerra Mundial, os americanos são estimulados a substituírem os enlatados (que formam a base da alimentação dos soldados) pelos congelados. As mulheres passam a trabalhar fora de casa e incluem comida congelada na dieta de suas famílias em busca de praticidade e conveniência. A Tupperware inicia a venda dos seus primeiros recipientes, com a promessa de manter inalterado o sabor dos alimentos.

1950

A Swanson Company inventa a TV Dinner, prato congelado em porções individuais com três divisórias contendo, geralmente, uma carne e dois vegetais, como ervilhas e purê de batatas. A embalagem vai direto ao forno e fica pronta em 25 minutos, ideal para o consumo em frente à tv. Nasce o primeiro micro-ondas doméstico, nos EUA.

1960

Surgem os primeiros freezers domésticos no Brasil. A Sadia inaugura a Frigobrás, iniciando o segmento de semi-prontos e congelados da empresa.

1970

As crises inflacionárias e o aumento do custo de vida no Brasil fazem com que as mulheres comecem a trabalhar fora de casa para aumentar a renda familiar, o que contribui para o aumento da procura pela praticidade e conveniência dos congelados.

1980

O Micro-ondas chega ao Brasil. Fabricantes da linha branca patrocinam aulas de culinária para donas de casa enquanto ensinam o funcionamento de seus produtos. Técnicas de congelamento se popularizam nos lares brasileiros.

1990

Com o início do Plano Real, a instabilidade financeira diminui e o poder aquisitivo da população volta a subir. Segundo estudo do BNDES, nesse período, a venda de bens de consumos da linha branca como freezers e micro-ondas aumenta significativamente. Neste contexto, segundo dados da consultoria Nielsen, o setor de congelados foi o que mais cresceu no país entre 1993 e 1997.

Hoje

O mercado de congelados ganha novos produtos voltados para a alimentação saudável, com gostinho de feita em casa. Refeições caseiras com ingredientes naturais, menos sódio e conservantes químicos, que aliam saúde e praticidade, começam a surgir nas gôndolas dos congelados.

É NUTRITIVO
e tem sabor,
duvida?

Ainda ficou aquela dúvida se o congelado é uma opção saudável? Um estudo realizado pela University of Georgia em parceria com a Frozen Food Foundation analisou oito tipos de vegetais e frutas, em suas versões frescas (armazenadas em geladeira) e congeladas. Os resultados revelaram que os valores nutricionais (vitamina A e C, por exemplo) presentes nos alimentos congelados eram maiores do que os encontrados em seus pares frescos. O responsável por esta proeza é o congelamento rápido, que guarda as características originais dos alimentos. O resultado? Aquele sabor de comida fresquinha e o delicioso aroma que sai do forno e invade a casa. Não tem mais aguinha e muito menos gosto de conservantes. Aqueles brócolis verdinhos, o escondidinho de frango cremoso ou a lasanha suculenta de domingo ficam iguaizinhos aos frescos depois que são descongelados. Tudo como se você tivesse acabado de preparar, direto da sua cozinha.

“Os resultados revelaram que os valores nutricionais presentes nos alimentos congelados eram maiores do que os encontrados em seus pares frescos.”

CONGELADO É NUTRITIVO. DUVIDA?

CONGELADO É NUTRITIVO. DUVIDA?

É sustentável e
acessível,
duvida?

E se não bastassem os benefícios nutricionais e de conservação, um estudo realizado pela Sheffield Hallam University, no Reino Unido aponta o consumo de comida congelada também pode ser uma forma de reduzir o desperdício de alimentos. Segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), um terço dos alimentos produzidos no mundo são jogados fora. Esse número, no Brasil, chega a quase 40 toneladas, de acordo com dados divulgados pela Embrapa. Segundo a pesquisa, os alimentos congelados geram cerca de 47% menos desperdício do que os alimentos frescos, já que, embalados em porções, as pessoas acabam consumindo apenas o que necessitam.

O consumo de congelados também marca pontos com a redução gastos no dia a dia. Uma pesquisa encomendada pela British Frozen Food Federation demonstra que, se levarmos em conta todos os gastos embutidos na produção de uma refeição em casa, como gás, água, luz e a compra de ingredientes, o valor do prato pode ser 30% mais caro do que a sua versão congelada.

CONGELADOS ACESSÍVEIS E ECONÔMICOS

CONGELADOS ACESSÍVEIS E ECONÔMICOS

Pratos Prontos Conheça a nova linha de congelados da sadia

Depois de esclarecer suas dúvidas, você vai comer sem culpa aquelas delícias bem brasileiras que foram preparadas com muito carinho para você. A nova linha vem com novidades saudáveis - menos sódio, por exemplo, e com receitas de dar água na boca.

Sirva-se, você está em casa.

Parmegiana de Frango com batata e arroz

Imagine aquele delicioso parmegiana já acompanhado de batata palha crocante e arroz branco soltinho! Então, ele existe! Uma refeição completa e feita com ingredientes de verdade.

Vai bem com o quê?

Frango Assado, Batata e Arroz

Um refeição completa com ingredientes de verdade! Que tal um deliciosa sobrecoxa de frango assada, já acompanhada de um cremoso purê de batata e daquele arroz branco e soltinho? A Sadia já deixou tudo pronto para você aquecer e brilhar!

Strogonoff de Carne

Qual o brasileiro que não ama strogonoff? O nosso é incrível e feito com carne íntegra! Ele já vem acompanhado de batata palha crocante e arroz branco soltinho e bem temperado. Uma refeição completa para você!

Almondegas de carne

Almondegas feitas com carne de verdade, cozidas no molho e com muito sabor! Dê um up na massa de hoje à noite! Com as almondegas Sadia ela vai ficar ainda mais gostosa!

Vai bem com o quê?

Parmegiana de frango

O crocante parmegiana da Sadia já vem prontinho para ser a estrela do seu prato. Você pode criar os acompanhamentos para ele. Que tal batatas fritas e aquele arroz soltinho que só você sabe fazer?

Vai bem com o quê?

Milanesa de frango

O Frango à milanesa é um sucesso em casas e restaurantes. O milanesa da Sadia é feito com a mais pura carne de frango. A farinha de rosca e a de arroz garantem a crocância e sabor 100% caseiro. Pronto! Um milanesa delicioso para entrar de vez nas suas receitas!

Vai bem com o quê?

Kibe

Quem não gosta desse quitute árabe delicioso? O kibe da Sadia é crocante por fora e macio por dentro. Que tal servi-los com um molho pesto de hortelã caseiro? Hmm, vai ficar uma delícia.

Vai bem com o quê?

Strogonoff de frango

São quinhentas e cinquenta gramas do mais delicioso strogonoff de frango! Temperado e preparado minuciosamente pra você. Quer uma dica? Que tal preparar uma receita de escondidinho de strogonoff de frango?

Vai bem com o quê?

Escondidinho de carne

Primeiro vem aquele purê cremoso de batatas. Em seguida, um maravilhoso recheio de carne refogada na margarina Qualy com alho, cebola e molho de tomate. Depois, mais uma camadinha de purê polvilhado com queijo parmesão para gratinar no forno. E aí, já deu água na boca?

Escondidinho de carne seca

Nesse escondidinho a estrela é a carne seca refogada com Qualy, alho, cebola e molho de tomate! O purê é delicioso e feito com mandioca ao invés de batata. Uma combinação que tem tudo a ver, não é?

Escondidinho de frango

Purê cremoso feito com batatas, recheado com aquela saboroso frango refogado em margarina Qualy, com alho, cebola e molho de tomate! A gente sabe, é uma delícia!

Lasanha Bolonhesa

Massa de trigo. carne moída de verdade, tomate, queijo mussarela, cebola e salsinha. Essa é combinação para criar a lasanha mais tradicional e querida do Brasil, agora mais deliciosa e fresquinha do que nunca!

Lasanha Quatro Queijos

Massa de trigo, queijo gorgonzola, prato, mussarela, provolone. Uma combinação incrível para criar nossa lasanha mais cremosa. Tão fresquinha, quanto gostosa e feita especialmente para você!

Lasanha de Calabresa

Massa de trigo, calabresa, tomate, queijo mussarela, cebola e salsinha. Essa é combinação para criar a lasanha com ingredientes de verdade e com aquele sabor 100% caseiro. Não há fome que resista.

Lasanha de Frango

Massa de trigo, frango, tomate, queijo mussarela, cebola e salsinha criam a nossa deliciosa lasanha de frango. Ingredientes de verdade que resultam em um prato que você vai amar!

Lasanha de Presunto e Queijo ao Sugo

Massa de trigo, presunto, queijo mussarela, tomate, queijo mussarela, cebola e salsinha. Que tal a deliciosa lasanha Sadia ao sugo para o jantar de hoje a noite? Uma combinação saborosa de molho de tomate, presunto e queijo!

Lasanha de Peito de Peru

Massa de trigo, peito de peru, mussarela, parmesão, queijo mussarela, cebola. Um combinação diferente e mais leve para a sua tradicional lasanha Sadia! Só de pensar já da pra saber que o sabor é incomparável.

Yakisoba

O Yakisoba da Sadia é feitos com legumes e carnes de verdade e congelado com todo carinho e tecnologia para que o sabor fique impecável! Uma refeição deliciosa e que tira você da mesmice do dia a dia.

Torta de Frango com Catupiry

Sabe aquela tortinha de frango com catupiry com gostinho caseiro e delicioso? A Sadia tem! É só descongelar e se deliciar com essa torta congelada logo após o preparo!

Vai bem com o quê?

Torta de Frango com Massa de Iogurte, Palmito e Catupiry.

Só o nome dessa tortinha já é de dar água na boca, certo? Agora imagine que todos os ingredientes são verdadeiros e de qualidade, além de serem preparados do jeitinho que você faz em casa! Incrível, né?

Vai bem com o quê?

Torta de Palmito com Massa de Iogurte e Catupiry

A opção de torta sem carnes da Sadia! Feita com palmitos selecionados e preparada com muito carinho e dedicação para chegar deliciosa à sua mesa. Que tal servi-la com uma chapa de vegetais? Soa como um ótimo jantar!

Vai bem com o quê?
Fechar

Escondidinho de strogonoff de frango

  • Ingredientes:
  • 1 Strogonoff de Frango Sadia
  • 2 batatas descascadas, cozidas e amassadas
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1⁄4 de xícara (chá) de leite
  • 1 colher (café) rasa de sal
  • Noz-moscada ralada a gosto
  • 2 colheres (sopa) de parmesão ralado
  • Modo de preparo:
  • 1. Prepare o Strogonoff conforme a indicação da embalagem e enquanto aguarda, siga os próximos passos;
  • 2. Misture as batatas amassadas (ainda quentes) com a manteiga, o leite, o sal e a noz-moscada;
  • 3. Em um refratário que possa ir ao forno, espalhe o strogonoff (pronto) e, por cima, coloque 1 camada uniforme do purê de batatas;
  • 4. Salpique o queijo e leve para assar em forno alto (230°C) por aproximadamente 10 minutos, até que o queijo fique dourado.
  • 5. Sirva em seguida.
  • Rendimento: 2 porções
  • Tempo de preparo: 30 minutos (preparo do purê e do gratinado). O tempo de preparo do Strogonoff Sadia depende do método escolhido.
Fechar

Molho pesto hortelã caseiro

  • Ingredientes:
  • 100 g azeite extra virgem
  • 8 colheres de sopa de folhas
  • de hortelã frescas e lavadas
  • 5 colheres de sopa de nozes
  • Modo de preparo:
  • 1. Em um processador colocar o azeite com as folhas de hortelã e processar.
  • 2. Após estar bem homogêneo, adicionar aos poucos as nozes e processar.
  • 3. Ao final temperar com sal e pimenta do reino em pó a gosto.
  • Rendimento: 6 porções
  • Tempo de preparo: 25 minutos
Fechar

Parmegiana de frango mais chips de legumes

  • Ingredientes:
  • 1 mandioquinha descascada e cortada em rodelas finas
  • 1 beterraba descascada e cortada em rodelas finas
  • 1 pitada de sal
  • Pimenta do reino preta moída a gosto
  • Azeite para untar
  • Modo de preparo:
  • 1. Tempere os legumes com o sal e a pimenta;
  • 2. Distribua os legumes em uma assadeira untada com azeite, sem deixar que fiquem empilhados;
  • 3. Leve para assar em forno médio (200°C), por aproximadamente 20 minutos, até que fiquem crocantes. Sirva em seguida para acompanhar o prato pronto Sadia!
  • Rendimento: 2 porções
  • Tempo de preparo: 25 minutos (preparo dos Chips). O tempo de preparo do Parmegiana Sadia depende do método escolhido.
Fechar

Sanduíche de almôndegas de carne

  • Ingredientes:
  • 1⁄2 cebola descascada e cortada em cubos
  • 2 dentes de alho descascados e amassados
  • 1 colher (sobremesa) de óleo vegetal
  • 3 tomates picados
  • Água (aproximadamente 2 xícara de chá)
  • 10 almôndegas de carne Sadia
  • 1 colher (café) de sal
  • Pimenta do reino preta moída a gosto
  • Salsinha picada a gosto
  • 5 pães franceses
  • 5 colheres (sopa) de queijo prato ralado
  • Modo de preparo:
  • 1. Em uma panela, doure a cebola e o alho no óleo;
  • 2. Acrescente os tomates picados e refogue;
  • 3. Junte a água e deixe cozinhando, até que ganhe a consistência de molho;
  • 4. Junte as almôndegas e deixe que cozinhem no molho por aproximadamente 15 minutos, mexendo delicadamente de tempos em tempos;
  • 5. Tempere com sal, pimenta e salsinha;
  • 6. Abra os pães e recheie cada um deles com 3 almôndegas, regando com molho;
  • 7. Por cima, coloque queijo ralado, feche o sanduíche e sirva.
  • Rendimento: 5 porções
  • Tempo de preparo: 30 minutos
Fechar

Milanesa de Frango com Chapa de Vegetais

  • Ingredientes:
  • 1 milanesa de frango Sadia
  • Chapa de vegetais:
  • 1 berinjela cortada em rodelas grossas
  • 1 cenoura descascada e cortada em retângulos
  • 1 cebola roxa descascada e cortada em rodelas grossas
  • 2 tomates cortados ao meio
  • Azeite (para untar)
  • Molho:
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 1 colher (café) de orégano fresco picado
  • 1 colher (café) de manjericão
  • fresco picado
  • Modo de preparo:
  • 1. Prepare o milanesa de frango Sadia conforme a indicação da embalagem e, enquanto aguarda, siga os próximos passos.
  • Chapa de legumes:
  • 1. Grelhe os vegetais em uma chapa, grelha ou frigideira untada com azeite, até que fiquem dourados.
  • Molho:
  • 1. Misture o azeite com a mostarda, o orégano e o manjericão e regue os legumes grelhados.
  • 2. Sirva a chapa de vegetais com a Torta Sadia preparada!
  • Rendimento: 4 porções
  • Tempo de preparo: 45 minutos
Fechar

Parmegiana de frango mais chips de legumes

  • Ingredientes:
  • 1 mandioquinha descascada e cortada em rodelas finas
  • 1 beterraba descascada e cortada em rodelas finas
  • 1 pitada de sal
  • Pimenta do reino preta moída a gosto
  • Azeite para untar
  • Modo de preparo:
  • 1. Tempere os legumes com o sal e a pimenta;
  • 2. Distribua os legumes em uma assadeira untada com azeite, sem deixar que fiquem empilhados;
  • 3. Leve para assar em forno médio (200°C), por aproximadamente 20 minutos, até que fiquem crocantes. Sirva em seguida para acompanhar o prato pronto Sadia!
  • Rendimento: 2 porções
  • Tempo de preparo: 25 minutos (preparo dos Chips). O tempo de preparo do Parmegiana Sadia depende do método escolhido.
Fechar

Torta Sadia + chapa de vegetais

  • Ingredientes:
  • 1 Torta Sadia
  • Chapa de vegetais:
  • 1 berinjela cortada em rodelas grossas
  • 1 cenoura descascada e cortada em retângulos
  • 1 cebola roxa descascada e cortada em rodelas grossas
  • 2 tomates cortados ao meio
  • Azeite (para untar)
  • Molho:
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 1 colher (café) de orégano fresco picado
  • 1 colher (café) de manjericão
  • fresco picado
  • Modo de preparo:
  • 1. Prepare a torta conforme a indicação da embalagem e, enquanto aguarda, siga os próximos passos.
  • Chapa de legumes:
  • 1. Grelhe os vegetais em uma chapa, grelha ou frigideira untada com azeite, até que fiquem dourados.
  • Molho:
  • 1. Misture o azeite com a mostarda, o orégano e o manjericão e regue os legumes grelhados.
  • 2. Sirva a chapa de vegetais com a Torta Sadia preparada!
  • Rendimento: 4 porções
  • Tempo de preparo: 45 minutos

PRATOS PRONTOS SADIA

PRATOS PRONTOS SADIA

Já sabe tudo sobre comida congelada?

Então responda nosso quizz e mostre para gente que você já está sabendo tudo mesmo!

É fácil, divertido e demora só uns minutinhos.

Faça o Quiz

1. Qual empresa que se preocupa com todos os detalhes na hora do congelamento?

1 de
00:00

Você acertou de