Newsletter

As melhores opções para a terceira idade

Tamanho da letra A-A+

As melhores opções para a terceira idade

A terceira idade pode ser uma excelente fase da vida. É o momento ideal para aproveitar a família e os amigos e se preocupar menos com o trabalho. É a hora de você se dedicar mais a si mesmo e às atividades que mais gosta. Para isso, é necessário ter energia e saúde, e uma alimentação saudável pode ser o diferencial para atingir esta vitalidade.

Com o passar dos anos, o corpo muda e suas necessidades nutricionais também. O consumo calórico, por exemplo, geralmente diminui, pois há redução de massa magra (ou seja, de músculos). Com menor volume muscular, o gasto calórico também cai, e é aí que aumenta o risco de obesidade. Para não precisar se preocupar tanto com isso, mantenha-se ativo e pratique exercícios regularmente.

Preste atenção no que você costuma consumir. Às vezes, a necessidade de comer determinados alimentos pode indicar a carência de certos nutrientes. Por isso, é fundamental diversificar, mantendo sempre o equilíbrio entre as calorias e os nutrientes ingeridos.

Alguns nutrientes merecem destaque: as proteínas, para a preservação dos músculos e do sistema imune; o cálcio e a vitamina D, para a manutenção dos ossos; as fibras, para o bom funcionamento do intestino; e a ingestão de gorduras “boas”, que contribuem para a redução das chances de doenças cardíacas.

Muitos idosos precisam de algum controle alimentar para evitar doenças como hipertensão, colesterol alto e diabetes. O acompanhamento de médicos e nutricionistas é muito importante nestes casos.

O consumo de líquidos também deve ser observado, pois a sensação de sede costuma reduzir, dificultando a hidratação ideal para o corpo. Por isso, é importante estimular o consumo de água e de outros líquidos, como chás e sucos, que, por serem mais saborosos, são aceitos em maior quantidade.

Através de cuidados simples com a alimentação, fica mais fácil manter a saúde e curtir os bons momentos desta fase tão gostosa.

voltar para nutrição simplificada

usuário

Caracteres restantes: 200