Newsletter

Acabe com a retenção de líquidos

Tamanho da letra A-A+

Acabe com a retenção de líquidos

Barriga estufada, rosto cheinho, seios maiores, pés e pernas inchadas são sintomas de retenção de líquido, um problema que se agrava ainda mais com a chegada do verão.
Para evitar esse mal-estar, siga as dicas:

- Beba muita água, pelo menos oito copos por dia. Além de estimular os rins e melhorar a circulação, o hábito ajuda a eliminar as toxinas.
- Pratique exercícios regularmente. Basta uma caminhada diária de 30 a 45 minutos para que os músculos da perna fiquem mais tonificados e auxiliem a circulação de maneira eficaz.
- Diminua o consumo de sal nas refeições, pois o excesso contribui para a retenção de líquidos.
- Aposte na drenagem linfática: ela ativa a circulação e desentope os gânglios linfáticos – canais de defesa do organismo localizados em pontos estratégicos como axilas, pescoço, rosto, barriga, virilha e parte de trás dos joelhos – fazendo com que os líquidos e toxinas que se acumulam nas células sejam eliminados pela urina e pelo suor.
- Cuidado com as carnes com muito sal, como bacalhau e carne-seca.
- Use meias de compressão caso costume ficar muito tempo em pé. Elas exercem uma pressão sobre as pernas que auxilia no bombeamento muscular, melhorando a circulação sanguínea.
- Evite usar sapatos de salto alto durante um longo período. Se for inevitável por causa do trabalho, evite-os no intervalo. Na hora do almoço e a caminho do escritório, troque o calçado por outro mais confortável.
- Deitada na cama, coloque as pernas para cima sobre algumas almofadas, para que fiquem num nível mais elevado que o restante do corpo.
- Alguns alimentos podem ajudar a prevenir esses sintomas, principalmente por serem boas fontes de líquidos e outros nutrientes, como vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes:

Frutas: Melancia, melão, abacaxi, morango.

Legumes e verduras: Pepino, abobrinha, chuchu, alface.

Suco de frutas: Não importa a fruta, todas oferecem excelentes atributos para a sua saúde.
Água de coco: Excelente opção para matar a sede e repor os líquidos e sais minerais perdidos com o suor, como o sódio e o potássio.
Chás diuréticos: Principalmente o chá verde, de carqueja ou cavalinha.



Suco desintoxicante

Ingredientes
1/2 maçã
1/2 pera
1 fatia de melão
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 copo de suco de laranja
Folhas de hortelã

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Enfeite com folhas de hortelã e sirva bem gelado.

voltar para nutrição simplificada

usuário

Caracteres restantes: 200