Aqui você pode descobrir tudo sobre os produtos da linha Sadia Bio, além de saber mais sobre a criação dos frangos. Fique à vontade para tirar as suas dúvidas.

O que é Sadia Bio?

É a linha de frangos da Sadia com animais criados sem antibióticos, sem melhoradores de desempenho e alimentados com ração 100% vegetal. Além disso, as granjas onde os frangos são criados, possuem certificado internacional (Certified Humane®) atestando o Bem-Estar dos Animais (BEA). A linha Sadia Bio também possui rastreabilidade de origem, possibilitando que você consiga saber exatamente onde fica a granja e qual a família responsável pela criação do seu frango, o que reforça o nosso comprometimento com a qualidade superior dos nossos produtos e o bem-estar animal em toda a cadeia de produção.

Confira também o vídeo de resposta com uma das famílias produtoras.

Qual o benefício dessa linha?

A linha Sadia Bio é uma alternativa de produtos composta por frangos com crescimento sem melhoradores de desempenho e sem o uso de antibióticos terapêuticos e preventivos. É ideal para quem gosta de saber a origem de seus alimentos e para quem se preocupa com o bem-estar dos animais.

Confira também o vídeo de resposta com uma das famílias produtoras.

Qual a diferença do frango Sadia Bio para o frango Sadia que eu já conheço?

O frango Sadia que você já conhece e confia, dispensa apresentações. É criado nas nossas granjas tradicionais por todo o país e recebe cuidados baseados nos princípios de bem-estar animal. Mas pode acontecer de alguns desses frangos, precisarem de algum tipo de medicação, para a prevenção e tratamento de algumas doenças. No caso disso acontecer, são ministrados antibióticos. Os frangos Sadia Bio, além de não usarem nenhum tipo de medicamento, são criados por 4 famílias escolhidas a dedo em granjas adaptadas para atender os padrões da Humane Farm Animal Care, uma organização sem fins lucrativos que concede o selo Certified Humane, que certifica altos níveis de atendimento as práticas de bem-estar animal. Isso garante que nossos frangos são criados com alimentação 100% vegetal, ração livre de antibióticos e melhoradores de desempenho, área de alojamento e menor concentração de animais por metro quadrado em relação ao padrão da indústria e maior tempo de repouso para as aves. Dessa forma, os frangos conseguem manifestar ainda mais o seu comportamento natural, como se exercitar livremente. Para complementar essa certificação, conseguimos também o selo da WQS que assegura que os frangos não recebem medicação ao longo de sua vida.
Todo esse trabalho cuidadoso é feito para garantir que só frangos nunca medicados cheguem até a sua mesa. Bom demais, né?

Confira também o vídeo de resposta com uma das famílias produtoras.

Como funciona a rastreabilidade do frango Sadia Bio?

Permitir o acesso dos consumidores à essas informações é um processo novo aqui dentro da Sadia, inédito na categoria. Estamos muito felizes com essa novidade, é mais uma prática que reforça nossa transparência com você e todos os brasileiros. Comprando o produto, você encontra na embalagem um número de lote e quando digitado no site, mostra exatamente onde fica aquela granja e qual família foi responsável pelo processo de criação daquele frango. Cada um desses criadores, seguem rigorosas especificações internacionais para a criação dos frangos, certificadas pelo selo Certified Humane de bem-estar animal. Você poderá verificar todas essas informações e também a história do criador aqui.

Confira também o vídeo de resposta com uma das famílias produtoras.

Eu posso entrar em contato com a família que cuidou do frango Sadia Bio?

Infelizmente não. Você pode ter acesso à história desses criadores ao digitar o código de lote da embalagem no site, assim você saberá o local da granja e qual família o criou. Mas o contato com eles, por enquanto, é exclusividade da BRF (empresa dona da marca Sadia), para dar tranquilidade aos produtores, para que a dedicação do seu tempo seja no cuidado com a produção. Mas, se você quiser mandar uma mensagem ou elogio para alguma das famílias produtoras, comente nos conteúdos da Sadia Bio em nossas redes sociais, para que a própria família possa ler seu comentário. E se preferir uma mensagem particular, entre em contato por um dos nossos canais, que ficaremos felizes de enviar a eles seu carinho.

Confira também o vídeo de resposta com uma das famílias produtoras.

Esse tipo de tecnologia só a Sadia possui?

Não. Mas a Sadia é a primeira empresa no setor de criação de frangos a trazer essa disponibilidade de informação à todas as pessoas, para que cada uma delas, conheça a origem do frango Sadia Bio que vai para a sua mesa.

Confira também o vídeo de resposta com uma das famílias produtoras.

Podemos considerá-lo um frango orgânico? Se não, o que é exatamente?

Não, pois são produtos diferentes. Um frango orgânico precisa ser alimentado apenas com grãos de origem orgânica, dentre outros. Já os frangos da Sadia Bio, são alimentados por ração produzida pela própria BRF (dona da marca Sadia), em Lucas do Rio Verde - MT, feita com ingredientes 100% vegetais e sem antibióticos.

Confira também o vídeo de resposta com uma das famílias produtoras.

Com esse lançamento, podemos considerar que o frango Sadia tradicional é inferior para consumo?

Não, de maneira alguma. Assim como os frangos de Sadia Bio, todos os frangos da marca são criados seguindo os princípios de bem-estar animal. Todas as granjas Sadia têm densidade ajustada para maior conforto dos animais. Nenhum frango é geneticamente modificado e não recebem melhoradores de desempenho*. Isso significa, que todos os nossos frangos são ótimos para o consumo, tanto da linha Sadia Bio, quanto o frango Sadia que você já conhece. A Sadia Bio, inova através da rastreabilidade de origem, que permite que você conheça a família produtora do frango que vai para a sua mesa. Esta é uma nova opção para quem se preocupa, como nós, com a qualidade, a origem dos alimentos, o bem-estar animal. *Não permitido pela legislação brasileira vigente.

Confira também o vídeo de resposta com uma das famílias produtoras.

Como a Sadia está trabalhando a questão do bem-estar animal?

Isso é uma das nossas maiores prioridades há bastante tempo. Acreditamos que o bem-estar animal, deve ser alcançado no equilíbrio entre a ciência e o processo de produção. Por isso, a BRF (dona da marca Sadia) criou o programa de bem-estar animal "Feito na BRF", com o foco nas melhores práticas aplicadas na criação de animais. Na Sadia, acreditamos que, para entregar qualidade superior, sempre existe uma forma de continuar melhorando. Isso significa investir em treinamento e capacitação das pessoas e desenvolvimento de normas internas e execução. Isso tudo permite que nossos frangos cresçam livres para expressar seu comportamento natural. São esses cuidados que permitem que cada lote seja acompanhado por nossos profisionais, do início ao fim, garantindo o cumprimento integral do "Feito na BRF". E esse é mesmo o nosso maior objetivo: sempre levar alimentos de qualidade superior à mesa de todos os brasileiros, sem deixar de observar os princípios de bem-estar animal.

Confira também o vídeo de resposta com uma das famílias produtoras.

Quais desafios a BRF superou para ter o selo Certified Humane na linha Bio?

Tivemos alguns desafios. Afinal, não é qualquer um que recebe o selo Certified Humane, com prestígio mundial e rigoroso padrão de qualidade. Mas não medimos esforços quando o assunto é entregar alimentos de qualidade superior a todos os brasileiros. Um dos maiores desafios foi adequar o número de frangos no espaço físico das granjas dos produtores às exigências do selo concedido pela Humane Farm Animal Care (organização sem fins lucrativos que garante o bem-estar dos animais em produção). Entre os requisitos para obter este selo está o enriquecimento ambiental para aves, ou seja, o estímulo de seu comportamento natural, como por exemplo, o ciscar, tomar “banho de areia”, se esticar e bater asas. Para nós, tão importante quanto ter o espaço adequado, é a garantia de que o frango está recebendo o tratamento ideal. Por isso, temos um acompanhamento diferenciado das condições de criação: nossas granjas são equipadas com um sofisticado sistema de alarme, que avisa possíveis contratempos no abastecimento de água e energia, e monitora em tempo real a temperatura e umidade. Afinal, para se ter qualidade, é preciso muita dedicação e cuidado. E a gente sabe que sempre vale a pena, pois quando falamos de Sadia, você já reconhece o nosso rígido controle de qualidade.

Confira também o vídeo de resposta com uma das famílias produtoras.

Quais os diferenciais do selo Certified Humane?

O Certified Humane é um selo concedido pela Humane Farm Animal Care, uma organização sem fins lucrativos, que garante o bem-estar dos animais em produção com uma série de requisitos, como por exemplo: criadores receberam treinamento diferenciado sobre bem-estar, a criação de animais com abrigo adequado, áreas de descanso, dieta nutritiva e sem antibióticos e espaço suficiente para expressar mais seus comportamentos naturais como abrir as asas, usar poleiros e ter espaço para se movimentar livremente.

Confira também o vídeo de resposta com uma das famílias produtoras.

Quais os cuidados que diferenciam a criação desse frango?

Todos os frangos produzidos pela Sadia têm acompanhamento permanente de uma equipe multidisciplinar formada por zootecnistas e veterinários, que tem a responsabilidade de acompanhar a dieta conforme a fase de crescimento. Para os frangos da Sadia Bio, eles garantem que os animais recebam ração 100% vegetal a base de soja e milho, enriquecida com vitaminas e minerais. Acompanhando o dia a dia das famílias produtoras, eles realizam os cuidados com os animais quando necessário, como por exemplo, certificar que o ambiente esteja incentivando os frangos a expressarem seu comportamento natural. E nunca é demais reforçar: todo esse processo é sem antibióticos e melhoradores de desempenho*. *De acordo com a legislação brasileira vigente.

Confira também o vídeo de resposta com uma das famílias produtoras.

Qual procedência dessa ração? Quem a produz?

Todos os frangos da BRF (empresa dona da marca Sadia) são alimentados com ração produzida pela própria empresa. É desenvolvida com o objetivo de atender às necessidades nutricionais dos frangos e isso inclui vitaminas e minerais. Os frangos da Sadia Bio, são alimentados com ração 100% vegetal, a base de milho e soja, com adição de vitaminas e minerais e criados sem antibióticos e melhoradores de desempenho.

Confira também o vídeo de resposta com uma das famílias produtoras.

Quantas granjas foram selecionadas para a criação dos frangos de Sadia Bio?

Atualmente, estamos trabalhando com famílias produtoras escolhidas a dedo. Por isso, a linha Sadia Bio conta com quatro granjas familiares: "Tenfen", "Galeski", "Trentin" e "Nadin". E olha que legal, você pode conhecer todas elas aqui.

Confira também o vídeo de resposta com uma das famílias produtoras.

Como foi a escolha das granjas de Sadia Bio?

A escolha foi realizada considerando diversos aspectos como: localização geográfica, adequação às normas da BRF e cumprimento da legislação vigente no país para o setor. Como diferencial da linha Sadia Bio, também buscamos granjas que se encaixam nos padrões do selo concedido pela ONG internacional Humane Farm Animal Care, o Certified Humane. Para uma granja conquistar o certificado de bem-estar animal, ela precisa estar de acordo com as exigências da organização, tais como: granjas com espaços adequados, tempo de iluminação diferente, controle de temperatura de ambiente e alimentação balanceada e adequada ao desenvolvimento natural dos animais. Além de uma equipe capacitada para a preparação dos produtores integrados.

Confira também o vídeo de resposta com uma das famílias produtoras.

Qual o significado de criado sem antibióticos e sem melhoradores de desempenho?

Significa que em nenhuma etapa de criação dos frangos foram administrados antibióticos, para o caso de doença, ou aditivos para melhorar o desempenho do frango. Existem algumas classes de antibióticos, que são permitidas pela legislação brasileira, para uso na alimentação dos frangos (como melhorador de desempenho ou como tratamento terapêutico) ou na água (como tratamento terapêutico) dos animais. Os frangos utilizados no Sadia Bio, não recebem nenhum desses antibióticos.

Confira também o vídeo de resposta com uma das famílias produtoras.

Qual a origem do frango da Sadia Bio? E qual a diferença dele para o frango que eu já conheço?

Os frangos da Sadia Bio são escolhidos ainda na fase de ovos e, a partir do nascimento, são criados em uma granja separada da criação tradicional. Nas granjas da Sadia Bio, os frangos vivem em um ambiente excepcionalmente projetado, com espaço confortável, ideal para seu desenvolvimento. Assim, eles têm mais liberdade para expressarem seu comportamento natural: tomar "banho de areia", bater asa e ciscar com mais espaço. Além de possuírem uma criação diferenciada da linha tradicional, a atenção e os cuidados se estendem aos criadores: todos os profissionais, do começo ao fim da cadeia de produção, são treinados para garantir que os procedimentos estejam sendo seguidos de acordo com o nosso rígido controle de qualidade. E se o assunto é qualidade, sabemos que todo o cuidado é pouco.

Confira também o vídeo de resposta com uma das famílias produtoras.

O frango de vocês utiliza hormônio? Qual a diferença com os antibióticos?

Essa é uma dúvida bem comum. De acordo com a legislação brasileira vigente (Instrução Normativa nº 17 de 2004 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), nenhum frango de nenhuma marca deve receber hormônio. Os antibióticos podem ser ministrados como melhoradores de desempenho ou como terapêuticos. Na primeira hipótese melhoram os parâmetros de produtividade, enquanto na segunda haveria o tratamento de eventual doença. O frango medicado é direcionado para outras linhas da Sadia. Para compor a Sadia Bio, selecionamos apenas frangos que não receberam nenhum tipo de medicação.

Confira também o vídeo de resposta com uma das famílias produtoras.

Quais partes do frango são aproveitadas para Sadia Bio?

A Sadia Bio conta com oito cortes divididos em dois tipos de embalagem. Congelados 1 a 1: aquela de saco com sistema abre-fecha, ideal para descongelar só o que você vai usar. Bandeja: mais prática, ocupa menos espaço no seu freezer. Filés de Peito Congelados 1 a 1: com baixo teor de gorduras, é uma ótima fonte de proteínas, recomendado para aquelas receitas levinhas. Coxinhas da Asa (Drumette) Congelados 1 a 1: corte saboroso e versátil, perfeito para os momentos em família. Filezinhos (Sassami) Congelados 1 a 1: prático e versátil, porque já vem desossado e pode ser preparado de vários jeitos diferentes. Meio da Asa (Tulipa) Congelados 1 a 1: perfeito para assar, fritar e deixar o churrasco com aquele gostinho especial. Sobrecoxa Bandeja: a parte mais suculenta do frango, é uma carne macia e saborosa. Uma boa pedida para dias deliciosos em família. Coxa e Sobrecoxa Desossada Bandeja: esses cortes já vem como um filé, então além de muito saborosos e suculentos, são práticos para o seu dia a dia. Filé de Peito Bandeja: corte tradicional com baixo teor de gordura. Você pode fazer na grelha, na chapa e até assar, é um verdadeiro coringa. Coxa Bandeja: com baixo teor de gordura e alto teor de proteína, esse corte traz sabor e versatilidade para os pratos mais simples até os mais elaborados.

Confira também o vídeo de resposta com uma das famílias produtoras.

Quais os benefícios de Sadia Bio para a alimentação do ser humano?

A ideia por trás da Sadia Bio surgiu da incansável busca da Sadia por qualidade, entregando opções cada vez melhores para todos os brasileiros. Essa linha foi desenvolvida de acordo com os valores que a marca acredita, como o bem-estar animal e a transparência sobre a origem dos alimentos, usando os recursos de rastreabilidade de origem para tornar o processo acessível ao público. O frango Sadia Bio tem os mesmo benefícios já consagrados e conhecidos por quem aprecia um bom frango Sadia: cortes com alto teor de proteína e pouca gordura. Essa linha foi criada como uma nova opção para quem busca saber a origem de seus alimentos e que esteja de acordo com os conceitos mais modernos e humanos de bem-estar animal na cadeia de produção.

Confira também o vídeo de resposta com uma das famílias produtoras.